gf

Opinaria é um blog simples, directo e espero que útil para muitos. É um espaço de livre opinião. Onde todos podem deixar o ar da sua graça, a sua marca, escrevendo um pensamento, uma teoria ou uma simples opinião. Será sem dúvida um espaço de debate... um espaço para todos... verdadeiramente democrático. Contudo, para que assim seja, precisa de participação e muitos temas.

..................................
Editorial
Bernardo Theotónio Pereira
Cartaz das Artes
2ª feira
Desporto
António Queiroz e Mello
3ª feira
Mundo de Viagens
Luis Estarreja
4ª feira
Juridicamente Falando
5ª feira
Curiosidades
6ª feira
Economia
Fernando Soares
Sabado
Noite
Martim Bustorff
Domingo
Quinzenais e Mensais
Duarte Felix da Costa
Fernando Arrobas
Francisco de Sousa Coutinho
Felipe Rocha Vieira
..................................

..

Friday, October 06, 2006

Economia apresenta-se!

Para que possamos opinar com justiça são necessários realizar previamente 3 passos simples: observar, questionar e seguidamente fundamentar.
Seguindo este método nesta que é a minha primeira opinadela, e dado o tema que me foi proposto ser a Economia, refrescarei a memória de alguns e esclarecerei outros mais distraídos sobre o que trata esta ciência. Dado o enquadramento histórico mundial, esta é uma ciência recente, embora a necessidade de troca, os conceitos de valor, incentivo e gestão desde sempre tenham existido. A palavra economia vem da palavra grécia e significava “a pessoa que geria a familia”.
Façamos então uma incursão aos manuais. A Economia – enquanto ciência - surge pelo facto de, por um lado, os recursos serem escassos e por outro, as necessidades humanas serem ilimitadas. Daqui brota a necessidade de gerir da melhor forma possível as decisões e as tendências dos agentes económicos.
Todos nós no nosso dia-a-dia pensamos como economistas, tomando pequenas decisões, como por exemplo: Onde iremos aplicar o excedente do nosso orçamento familiar (recurso escasso). Compramos umas férias paradisíacas? Ou um novo telemóvel? Ou ainda melhor, deixamos tudo no banco para acumular algumas poupanças familiares? Tentamos sempre tomar a melhor decisão para toda a família.
A Economia estuda modelos que ajudam a entender estas decisões e a melhorar a forma como as tomamos. A Economia, não é, como muitas vezes é interpretada, de uma forma redutora, um meio de enriquecer. Mas é sim uma forma de interpetar comportamentos com o objectivo de gerir melhor, com maior equidade e promovendo uma evolução mais saudável e promissora.
Durante as próximas semanas tentarei trazer aos caríssimos leitores algumas contribuições para juntos observarmos como é fascinante e ao mesmo tempo envolvente, a Economia em pleno funcionamento. Para terminar, com orgulho, nesta que é a primeira participação no Opinaria, tenho de agradecer o convite ao meu grande amigo e incentivador deste blog: BTP.
Espero que este seja um blog que mostre verdadeiramente a opinião de todos e que seja, ao mesmo tempo, um incentivo para que a nossa geração mostre que observa, questiona, fundamenta e expressa a sua opinião. Fernando A. Soares

0 Comments:

Post a Comment

<< Home